CASAS EM AÇO

Na construção de casas em aço não se utiliza cimento ou tijolo e o betão é apenas empregue nas fundações ou caves.

Segurança estrutural

Pelo facto de não serem necessárias vigas ou colunas isoladas de apoio, todas as paredes exteriores podem ser consideradas com estrutura do edifício e por onde se reparte todo o peso das placas e andares. Assim, facilmente se compreende a extraordinária resistência sísmica destes edifícios. Este tipo de casa pode comparar-se com uma enorme caixa metálica revestida normalmente com placas de OSB. O baixo peso da construção também contribui com a uniformidade da distribuição de cargas atenuando os pontos de concentração de forças e tensões. Uma vez que não são empregues pontos de soldadura, são eliminados pontos frágeis de ruptura.

A casa torna-se uma estrutura flexível, adaptando-se às mínimas variações do terreno, não abrindo fissuras nas paredes e sem apresentar o risco de queda de colunas ou de placas na eventualidade de um sismo violento.

CONFORTO:
Isolamento Térmico

Uma casa com estrutura em aço leve é completamente isolada do exterior por placas de poliestireno expandido, OSB, vários centímetros de lã mineral e gesso cartonado. As características tanto do poliestireno como da lã mineral conferem ao edifício uma protecção térmica impossível de conseguir numa construção vulgar.

Normalmente estas habitações são equipadas com ar condicionado ou sistemas de recuperação de calor. Como existe um isolamento no interior desta casa, fornece aos seus moradores um óptimo conforto e representa uma excelente poupança energética que se vai notar com o passar dos anos.

  

CONFORTO:
Isolamento acústico

As lãs minerais, utilizadas na cavidade interior das paredes, são eficazes não só pela sua estrutura como também pela sua densidade, sendo consideradas por testes laboratoriais como possuindo alto poder de isolamento acústico. No entanto, os restantes materiais também actuam como escudo dispersor dos ruídos. Nas paredes interiores, a utilização do gesso cartonado contribui para reduzir a transmissão do som. Nas exteriores, além do gesso numa das faces, há ainda que contar com o OSB e ainda com o poliestireno expandido. As lãs minerais são também colocadas no espaço entre as vigas de piso, minimizando bastante os ruídos aéreos, vantagem que não é possível obter numa construção convencional.

Os ruídos de impacto ou de percussão nos pisos podem ser minimizados ou mesmo eliminados pela aplicação de lã mineral de alta densidade, ou outros materiais adequados, directamente sob o OSB que reveste a estrutura da laje e finalmente aplicar o pavimento final.

Devido ao bom isolamento, contribui para o ambiente interior mais saudável.

EQUILÍBRIO DA HUMIDADE NO AMBIENTE:

Neste tipo de construção são empregues materiais isolante que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita condensações. Adicionalmente, todas as paredes interiores são revestidas a gesso cartonado que, sendo poroso, pode absorver o excesso de humidade para depois o devolver ao ambiente quando este estiver mais seco.

O facto de os edifícios com estrutura em aço galvanizado serem usualmente revestidos com Rebocos Térmicos pelo Exterior, a acrescentar ao isolamento com placas de lã mineral na cavidade das paredes entre perfis montantes, garante que o ponto de orvalho ou de condensação ocorra sempre no exterior da parede e nunca no seu interior.

CONSTRUÇÃO COM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

É uma construção que defende o meio ambiente, visto que, há uma poupança de recursos naturais e humanos e menos impacto ambiental na fase de construção. O baixo peso no solo, especialmente no caso de encostas ou terrenos instáveis, durante a construção, a água é praticamente desnecessária. Por tudo isto, este tipo de construção pode chamar-se uma construção Verde.

GANHO EM TEMPO:

O baixo peso dos materiais apesar das grandes dimensões dos mesmos, o encaixe rápido de fixação, com a configuração para aumentar a resistência dos perfis, que já possuem furos para a facilitada colocação de tubagens e condutores eléctricos, a aplicação de argamassas de rápida secagem para rebocos exteriores, entre outros, diminuem consideravelmente a mão de obra para se investir na qualidade dos materiais básicos e, consequentemente, o tempo necessário para a conclusão dos trabalhos.

   

VERSÁTIL NA CONSTRUÇÃO:

Este sistema construtivo pode adaptar-se a qualquer tipo de projecto, desde as mais simples até vivendas de arquitectura bastante elaborada. Pode também ser utilizada na construção de garagens, armazéns, barracões, fábricas e ainda em recuperações e reabilitações de edifícios antigos, tornando-as mais resistentes a sismos.